Objetivos
Geral
Capacitar os profissionais para o exercício da assistência na Atenção Básica em Saúde instrumentalizando-os para o desenvolvimento das atividades clínico-assistenciais, utilizando instrumental epidemiológico para reconhecimento da realidade.
Específicos:
- Desenvolver habilidades para o uso metodologias ativas de ensino que exercitem a aprendizagem para a resolução de problemas clínicos e sociais, através de diagnósticos participativos;
- Capacitar equipes multiprofissionais para a prática de saúde da família, alicerçada na concepção de vigilância da saúde, enquanto uma resposta social organizada às situações de saúde, em todas as suas dimensões, através da combinação das estratégias de intervenção: promoção da saúde, prevenção das enfermidades e acidentes e atenção curativa.
- Aprimorar a capacidade dos profissionais para o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, a partir da reflexão sobre a sua prática, na perspectiva da abordagem integral das situações de saúde.
- Desenvolver habilidades de planejamento e gerência local em saúde, no contexto da Estratégia de Saúde da Família, de acordo com os princípios da universalidade, da eqüidade e da integralidade da assistência.
- Capacitar equipes multiprofissionais para o processo educativo em saúde, enquanto prática social, histórica e política, considerando o perfil sócio-epidemiológico da comunidade
- Elaborar materiais de apoio didático e pedagógico, norteadores das propostas teóricas
Carga Horária
Carga horária total: 510 horas
Teórica: 420 horas
Prática e TCC: 90 horas
Títulos
O profissional que concluir o curso atendendo a todos os requisitos metodológicos e legais e receberá o título de Especialista em Saúde da Família.
Duração
Início primeira turma: março de 2010 termino da primeira turma: março de 2011
Início da Segunda Turma: agosto de 2010 termino da segunda turma: setembro de 2011
Metodologia
O Curso desenvolver-se-á na modalidade a distância, com encontros e atividades presenciais previstas, de acordo com o Decreto n 5.622/05 e com a Resolução 002/CUN/2007, Resolução n 01, de 8 de junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação-Ministério da Educação e Câmara de educação Superior.
Para a implementação desta proposta de curso, propõe-se uma metodologia pedagógica que adota um currículo flexível e dinâmico, buscando a interatividade com a realidade apresentada. Desta forma, do contexto teórico-prático, onde se desenvolve o processo de aprendizagem, o conteúdo vai sendo desenvolvido em processo, possibilitando uma maior integração e favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.
O currículo passa a ser entendido como um processo, onde alunos e professores podem enriquecê-lo com suas experiências e vivências, propiciando a reflexão da realidade, retroalimentando os conteúdos curriculares. Os conteúdos serão sistematizados em módulos de aprendizagem que subsidiarão as reflexões coletivas, que poderão ser tanto presenciais quanto de vídeo aula. Desta forma, adotamos as seguintes diretrizes:
- Desenvolver o Curso Dentro dos Princípios da Educação no Trabalho, estimulando a troca de experiências entre os alunos e o serviço, possibilitando uma reflexão da prática e a conquista das competências necessárias a sua formação; buscando soluções para problemas comuns no processo de formação em saúde na perspectiva de criar espaços para aproximação e/ou integração entre ensino-serviço;
- Estimular a Aproximação da Universidade com os Serviços por Meio das Equipes de Saúde da Família, através de ampla discussão sobre o processo de trabalho em saúde e a realidade social;
- Desenvolver Experiências de Novas Tecnologias Educacionais, produzindo material instrucional e disponibilizando no acervo colaborativo;
- Desenvolver Experiências de Novas Tecnologias Educacionais, no qual os especializandos sejam responsáveis pela sua aprendizagem propiciando uma formação crítico-reflexiva.
- Propiciar Avaliações Participativas, durante o desenvolvimento do curso para que, juntos, professores, tutores, especializandos e instituições de saúde, sejam co-partícipes na busca de alternativas para a formação do profissional para atuar na Estratégia da Saúde da Família.
A implementação das diretrizes apresentadas exige um modelo de mídias integradas, onde cada uma das mídias selecionadas no modelo tecno-pedagógico do curso cumprirá um papel fundamental na construção coletiva dos conhecimentos. Desta forma permitir-se-á aos especializandos a apropriação de novas ferramentas tecnológicas, as quais poderão servir como instrumentos na sua prática diária.