EaD-UFSCGestão da Assistência Farmacêutica

Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica realiza seminário de avaliação nesta quinta e sexta

26 de julho de 2016 ·

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O curso de Gestão da Assistência Farmacêutica (EaD/UFSC) promove, nos dias 28 e 29 de julho, o seminário final de avaliação do curso. O evento ocorre no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Sobre o curso

O curso Gestão da Assistência Farmacêutica foi ofertado por meio do departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC, em conjunto com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), do Ministério da Saúde. Duas edições do curso foram realizadas: nos períodos de 2010-2013 e de 2014-2015.

O curso foi concebido com o objetivo de formar profissionais com uma visão crítica sobre a realidade do trabalho em saúde, que atuem em prol da gestão da assistência farmacêutica, considerando as necessidades sociais, buscando, acima de tudo, a qualificação do farmacêutico para a gestão dos serviços e das políticas, com competência de liderança, criatividade e comprometimento com os resultados do seu trabalho e do sistema de saúde.

“Neste seminário teremos a oportunidade de apresentar alguns resultados das duas edições do curso, bem como avaliá-los em uma perspectiva de sua estrutura, proposta pedagógica e processo de tutoria”, comenta a professora Eliana Elisabeth Diehl, coordenadora da 2ª edição do curso.

Na primeira edição do curso, realizada de 2010 a 2013, 5.212 farmacêuticos atuantes em serviços públicos de saúde, de todo o Brasil, se inscreveram para as 2.000 vagas ofertadas. Na segunda edição, 4.446 farmacêuticos e 208 docentes de cursos de graduação em Farmácia se inscreveram para as 1.600 vagas ofertadas. No seminário também ocorrerá o lançamento da coleção de livros “Assistência Farmacêutica no Brasil: Política, Gestão e Clínica”. A coleção surgiu a partir dos materiais instrucionais elaborados para as duas edições do curso, adaptados e ampliados para a versão impressa.

“Os cinco volumes que integram a coleção constituem uma oportunidade inédita para construir, referenciar e discutir conjuntamente o tema, subsidiando o ensino e a prática da área” relata a professora Mareni Rocha Farias, coordenadora da 1ª edição do curso. Também será lançado o livro “Gestão da Assistência Farmacêutica: proposta para avaliação no contexto municipal – a experiência em Santa Catarina”, publicado pela Editora da UFSC, de autoria de integrantes do grupo de pesquisa “Políticas e Serviços Farmacêuticos” da UFSC.

O evento contará com a participação dos coordenadores, tutores, conteudistas e convidados das duas edições do curso.

Programação

28 de julho (quinta-feira)

8h30 – Abertura

9h30 – Apresentação dos resultados da 1ª e 2ª edições do Curso

11h – Apresentação da metodologia dos Grupos de Trabalho

12h – Almoço

13h30 – Grupos de Trabalho

29 de julho (sexta-feira)

8h30 – Discussão

10h – Avaliação das propostas dos Grupos de Trabalho (votação on-line)

12h – Almoço

13h30 – Apresentação dos resultados preliminares da avaliação on-line

15h – Lançamento da coleção Assistência Farmacêutica no Brasil: Política, Gestão e Clínica e do livro Gestão da Assistência Farmacêutica: proposta para avaliação no contexto municipal – a experiência em Santa Catarina

16h – Coquetel de encerramento

 

Serviço:

O que: Seminário de Avaliação do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD e Lançamento da coleção Assistência Farmacêutica no Brasil: Política, Gestão e Clínica

Quando: 28 e 29 de julho, das 8h30 às 18h.

Onde: Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (Bloco H).

 

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2016/07/curso-de-gestao-da-assistencia-farmaceutica-realiza-seminario-de-avaliacao-nesta-quinta-e-sexta/

Categoria: Outros