Informativo UNASUS/UFSC – Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade – PMM

13/10/2025 17:12

Chegamos hoje, dia 13/10, ao Módulo 25 – Atenção à saúde das populações do campo, florestas e águas e populações tradicionais.

Neste módulo será abordada a história e realidade sociocultural desses povos, principais agravos relacionados ao seu modo de vida e as principais dificuldades de acesso aos serviços de saúde, em três unidades:

  • Na Unidade 1, “Bem-vindo a um lugar rural e remoto”, serão vistos os conceitos de ruralidade e suas implicações práticas para as comunidades e os serviços de saúde. Também as competências específicas que um médico rural deve desenvolver para atender as necessidades das comunidades rurais, focando principalmente na competência cultural.
  • Na segunda unidade, “Conhecendo os povos do campo, águas e florestas”, vamos conhecer a história da assistência às populações do campo, pescadoras e ribeirinhas até a criação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF).
  • Na última unidade, “Conhecendo os povos indígenas e quilombolas”, vamos refletir sobre identidade étnica a partir dos povos indígenas e quilombolas, sobre o processo histórico vivenciado por seus antepassados e suas implicações nas condições de saúde dessas populações. Você também será apresentado ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e às políticas públicas de atenção ao direito do povo quilombola. Vamos refletir sobre os diferentes sistemas de cura e sobre possíveis intersecções.

O módulo tem carga horária de 15 horas e todas as atividades avaliativas deverão ser concluídas até o dia 26 de outubro de 2025.