O Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem – Opções: em: Saúde Materna, Neonatal e do Lactente, ou Atenção Psicossocial, ou Urgência e Emergência, ou Doenças Crônicas Não Transmissíveis – modalidade a distância constitui-se em uma proposta apresentada pela Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PEN/UFSC e Departamento de Enfermagem, elaborado em conjunto com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde (SGTES) e a Coordenadoria de Ações Técnicas em Educação na Saúde, do Ministério da Saúde e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP.
Este projeto atende as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do trabalho e de Educação na Saúde – SGTES e do PEN/UFSC, por intermédio do Termo de Cooperação N. 29/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Objetivos:
Geral:
Desenvolver competência profissional para atuar nas Linhas de Cuidados em Enfermagem em uma das opções de áreas temáticas: Saúde Materna, Neonatal e do Lactente; Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Específicos:
-Promover a reflexão acerca da realidade vivida profissionalmente no âmbito de cuidado em saúde, buscando as transformações no cotidiano do trabalho dos enfermeiros na rede SUS;
- Capacitar enfermeiros para atuar na promoção da saúde da população ou promoção da saúde de pessoas em uma das opções das linhas de cuidado (Saúde Materna, Neonatal e do Lactente; Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, Doenças Crônicas Não Transmissíveis).
- Desenvolver a busca de alternativas para a solução de problemas que emergem da prática cotidiana, a partir de domínio técnico-científico na área de opção escolhida.
Público Alvo
Profissionais enfermeiros, trabalhadores da rede de atenção a saúde, nos níveis municipal, estadual, distrito federal e federal.
Carga horária:
A carga horária total é de 405 horas, sendo que 45 horas são práticas.
Duração do Curso: 18 meses, com início previsto para 29 de setembro de 2012.
Metodologia:
O Curso desenvolver-se-á na modalidade a distância, com encontros e atividades presenciais, de acordo com a legislação vigente.
Por se tratar de uma proposta articulada ao UNA-SUS, será utilizada a mesma plataforma já utilizada pelo Curso de Especialização em Saúde da Família e Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica: o Moodle UFSC.
Os conteúdos serão desenvolvidos em 3 eixos: um Eixo Integrador, comum a todos os alunos, desenvolvido em quatro módulos, totalizando de 90 horas; um Eixo Temático, com opção do especializando por uma das quatro linhas de cuidado: Saúde Materna, Neonatal e do Lactente; Atenção Psicossocial; Urgência e Emergência; e Doenças Crônicas Não Transmissíveis, cada qual desenvolvido em 05 módulos, totalizando 225 horas; e por fim, o Eixo Operativo, também comum a todos os alunos, desenvolvido por um módulo teórico-prático, de 90 horas (sendo 45 horas práticas). Os alunos se matricularão em 10 módulos envolvendo a sua opção temática, cumprindo ao final do Curso 405 horas. Cada módulo contará com professores responsáveis pela organização e acompanhamento dos mesmos. Além disso, contarão com apoio de tutores, para promover uma difusão das idéias e princípios trabalhados no Curso, e ao mesmo tempo expandir as lideranças na área da saúde favorecendo o trabalho em equipe.
O currículo proposto busca a interatividade com a realidade de trabalho dos profissionais enfermeiros, sendo desenvolvido de modo processual, possibilitando uma integração e favorecendo o processo de ensino-aprendizagem apoiado na metodologia problematizadora, ou seja, na observação da realidade, levantamento dos problemas, teorização e reflexão teórica, construção de hipóteses de solução e aplicação na realidade buscando a transformação da mesma.
Os módulos oferecerão suporte teórico e desenvolvimento de atividades para que alunos e professores possam enriquecê-los, especialmente nos fóruns de discussão, a partir das experiências e vivências no ambiente do trabalho, propiciando a reflexão da realidade. Desta forma, objetiva-se estimular a troca de experiências entre os alunos e o serviço, possibilitando a conquista de competências necessárias a sua formação.
Para implementação da proposta serão utilizadas mídias integradas, possibilitando a construção coletiva dos conhecimentos. Desta forma, permitir-se-á aos especializandos a apropriação de novas ferramentas tecnológicas, as quais poderão servir como instrumentos na prática diária.
O desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso complementará as estratégias de ensino, possibilitando ao estudante a tomada de decisão para resolução dos problemas de sua realidade empregando os conhecimentos construídos ao longo do Curso.