EaD-UFSCGestão da Assistência Farmacêutica

Solenidade de abertura do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD

17 de março de 2014 ·

Nesta sexta-feira, 14/03, foi realizada a Solenidade de abertura do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD, na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A abertura foi transmitida via internet com o registro da participação de aproximadamente 300 acessos simultâneos em todo o Brasil. Alguns Polos Regionais organizaram atividades locais para acompanhamento da transmissão de abertura, que contou com a aula inaugural ministrada por José Miguel do Nascimento Junior, Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS).

Professora Eliana Diehl, coordenadora da 2ª edição do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD, realizou a abertura da solenidade apresentando o Curso, informando que 4.654 pessoas (4.446 farmacêuticos atuantes em serviços farmacêuticos no SUS e 208 docentes de cursos de graduação em Farmácia) se inscreveram para as 1.600 vagas desta edição.

Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) abordou os cincos desafios para o povo brasileiro discutir saúde nos próximos períodos, sendo 1) financiamento; 2) problema de recursos humanos; 3) ciência e tecnologia; 4) organização da gestão e 5) participação do controle social nas instâncias do SUS e no processo de construção da 15ª Conferência Nacional de Saúde, destacando que os estudantes do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD têm muito a contribuir com este processo.

Professor Jamil Assereuy Filho, Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC, representando a Reitoria da UFSC, abordou a importância da difusão do conhecimento com a realização do Curso, ressaltando a importância do profissional farmacêutico no sistema de saúde, e dando boas-vindas aos novos “calouros” da UFSC.

José Miguel do Nascimento Junior, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS), comentou os números da 2ª edição, relatando a possibilidade de uma nova edição do Curso para suprir a demanda reprimida de farmacêuticos que não foram contemplados com essa iniciativa. Iniciou a Aula inaugural com o tema “10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, relembrando importantes personalidades no processo de instituição da Assistência Farmacêutica no Brasil, citando Norberto Rech, Dirceu Barbano e Manoel Santos, que foram Diretores do DAF/MS. Abordou, também, os desafios e as perspectivas da intersetorialidade da Assistência Farmacêutica, destacando a formação de recursos humanos e a estruturação de serviços para a garantia da qualidade do acesso aos medicamentos no SUS.

Finalizou a aula apresentando os projetos e ações que o Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde vem realizando, como o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS), o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS), o apoio à estruturação da Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos nos Estados e Municípios, a Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil (PNAUM), o aplicativo MedSUS, a participação do DAF/MS na capacitação dos médicos do Programa Mais Médicos, o projeto piloto de Cuidado Farmacêutico na atenção primária à saúde para implementação de serviços de clínica farmacêutica nas redes regionais de atenção à saúde.

Formar profissionais com uma visão crítica sobre a realidade do trabalho em saúde, que atuem em prol da gestão da assistência farmacêutica, considerando as necessidades sociais, buscando, acima de tudo, a qualificação do farmacêutico para a gestão dos serviços e das políticas, com competência de liderança, criatividade e comprometimento com os resultados do seu trabalho e do sistema de saúde. Este é o objetivo do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD que inicia as atividades hoje no AVEA, 17 de março de 2014.

Sejam todos(as) bem-vindos(as)!

Assistam a Solenidade de abertura em: http://youtu.be/CYRQnFiuw-E

.

Categoria: 2ª edição