EaD-UFSCAtenção Domiciliar – Zika

Sobre o curso

O Curso de Capacitação em Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar é ofertado pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integra as ofertas de Educação Permanente do Programa Multicêntrico de Qualificação profissional em Atenção Domiciliar à Distância. Tal programa é desenvolvido através da parceria entre a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar (CGAD) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) do Ministério da Saúde com universidades brasileiras, dentre elas, a UFSC.

O curso de capacitação em Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar está estruturado em atividades sequenciais e articuladas a partir de uma trilha de aprendizagem que prevê história, desafios, conteúdo, teste e uma midiateca com uma diversidade de mídias relacionadas ao tema da Atenção Domiciliar.

O conteúdo apresentado está configurado na modalidade autoinstrucional, sendo dividido em três unidades de ensino-aprendizagem. Para que você possa aprofundar seus conhecimentos, o material de estudo é composto de diversos materiais de apoio, tais como artigos, protocolos, cadernos e vídeos com conteúdos referentes ao tema.

QUAL É O OBJETIVO DO CURSO?

Aprimorar conhecimentos acerca do vírus Zika; da identificação e caracterização de ações para a atenção às gestantes e puérperas; bem como da abordagem para uma estimulação precoce adequada em crianças de 0 a 3 anos com microcefalia.

COMO O CURSO FUNCIONA?

O curso de capacitação em Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar a distância ocorre num Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) denominado MOODLE (acrônimo de “modular object-oriented dynamic lear­ning environment”). O moodle é o responsável por gerenciar os materiais didáticos, seus acessos, notas e todos os relatórios de aproveitamento. Nele estará a sua sala de aula virtual.

Por sua vez, a trilha de aprendizagem apresentada no curso prevê atividades sequenciais e articuladas com história, desafios, conteúdo, teste e uma midiateca com uma diversidade de mídias relacionadas à temática da Atenção Domiciliar.

Nessa perspectiva, oferece ao aluno (a) a oportunidade de desenvolver soluções criativas, inovadoras e resolutivas às situações-problemas vivenciadas no cotidiano. É importante destacar que o conteúdo é organizado nas unidades elencadas a seguir, sendo acessível através de um flipbook interativo, onde você tem acesso direto aos links recomendados.

Unidade 1 – Vírus Zika e Microcefalia

Unidade 2 – Microcefalia

Unidade 3 – Estimulação precoce

QUEM PODE SE MATRICULAR NO CURSO?

Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde Pública, Arte Educador, Assistente Social, Atendente de Enfermagem, Bioquímico, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Médico, Naturologia, Nutricionista, Psicólogo, Sanitarista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Farmácia, Técnico em Fisioterapia e Reabilitação, Técnico em Hematologia/Hemoterapia, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Oral, Técnico em Vigilância Sanitária e Ambiental, Terapeuta Ocupacional e estudantes das áreas citadas.

COMO SEREI AVALIADO NO CURSO?

Ao longo do curso, você será avaliado por meio de Teste online. Esse instrumento de avaliação é composto por 10 questões objetivas, disponibilizadas aleatoriamente a partir de um banco de questões, com resposta única e níveis de dificuldade variados.

Você responderá a prova diretamente no sistema. Para facilitar o seu acesso, vamos deixá-la disponível durante todo o período em que estiver estudando as unidades de conteúdo. Você tem seis tentativas para responder ao teste online e obter a nota almejada (no mínimo 6,0 pontos).

COMO OBTER O CERTIFICADO?

Para você receber a certificação de conclusão exitosa do Curso de Capacitação em Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar é necessária completude das atividades de aprendizagem com avaliação mínima de nota 6,0.

A emissão do certificado será gerada pela Universidade Federal de Santa Catarina em um período de 72 horas.

 

Nenhum Comentário

Nenhum comentário até o momento ↓

  • Você pode ser o primeiro a enviar um comentário, basta escrever no formulário à baixo.

Escreva um comentário