Apresentação do Curso
Ementa: O atendimento de Eventos Agudos na Atenção Básica; o papel do profissional da Atenção Básica nos Eventos Agudos; o porquê de um curso sobre Eventos Agudos na Atenção Básica; como funciona o Curso; o papel do aluno no Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica.
Objetivos de Aprendizagem
- Relatar qual a importância de aprender sobre o atendimento de Eventos Agudos na Atenção Básica.
- Descrever o porquê da existência de um Curso de Capacitação em Eventos Agudos para os profissionais da Atenção Básica.
- Reconhecer a estrutura de funcionamento do Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica.
- Estabelecer uma organização de estudo que vise ao autodesenvolvimento.
Módulos para Dentistas
Dor de Origem Endodôntica
Ementa: Abordagem da dor de origem endodôntica. Sinais e sintomas, terapêutica local e sistêmica, encaminhamento e monitoramento das alterações pulpares: pulpite hiper-reativa, pulpite sintomática, pulpite assintomática.Sinais e sintomas, terapêutica local e sistêmica, encaminhamento e monitoramento das alterações periapicais: pericementite apical sintomática, abscesso periapical agudo e abscesso periapical crônico agudizado.
Objetivos de Aprendizagem
- Realizar o diagnóstico e o tratamento da dor de origem endodôntica ocasionada por alterações pulpares ou periapicais.
- Realizar encaminhamento e monitoramento adequados, e conhecer os cuidados necessários pós-Evento Agudo.
Carga Horária: 30 horas
Trauma Dental
Ementa: Conceituação do trauma dentário, etiologia, classificação, epidemiologia, semiologia, definição e execução de um plano de tratamento. Procedimentos odontológicos frente a fraturas de próteses dentárias.
Objetivos de Aprendizagem:
- Contextualizar os traumatismos dentários na perspectiva da etiologia, epidemiologia e semiologia;
- Diagnosticar, tratar e/ou encaminhar os pacientes com trumatismos dentários.
- Conhecer os fundamentos básicos da assistência odontológica a fraturas de próteses dentárias, entendidas como eventos agudos quando envolvem comprometimento grave de estética e função, e proceder o devido tratamento.
Carga Horária: 30 horas
Trauma de Face
Ementa: Anatomia da face; princípios gerais das fraturas; etiologia das fraturas; fratura nasal; fratura de zigoma; fratura de terço médio da face; Le Fort I, Le Fort II, Le Fort III; fratura de órbita; fratura de mandíbula; fratura alvéolo dentário.
Objetivos de Aprendizagem
- Revisar a epidemiologia do trauma facial e suas causas, a anatomia do arcabouço facial, bem como os princípios gerais do tratamento das fraturas;
- Aprender a realizar a avaliação inicial do paciente com trauma de face e os procedimentos fundamentais a serem realizados;
- Conhecer a classificação das fraturas de face;
- Saber realizar, quando necessário, o encaminhamento dos pacientes com fratura de face aos serviços especializados.
Carga Horária: 30 horas
Dor de Origem Periodontal e de Mucosa
Ementa: Abordagem da dor de origem periodontal. Impacção alimentar. Gengivite relacionada a placa dentária. Periodontite crônica relacionada a placa dentária. Abscesso periodontal. Pericoronarite. Gengivite e periodontite ulcerativa necrosante. Gengivites descamativas.
Objetivos de Aprendizagem:
- Capacitar o profissional da Odontologia para o diagnóstico e tratamento da dor de origem odontológica.
- Capacitar o profissional da Odontologia para o atendimento de pacientes com dor de origem periodontal.
Carga Horária: 30 horas
Módulos para Médicos e Enfermeiros
CEFALEIA
Ementa: Tipos de cefaleia. Sinais de alerta ou risco imediato para o indivíduo. Primeiro atendimento. Referência aos outros níveis de atenção da rede de atenção. Manejo dos casos agudos de cefaleia. Atendimento sequencial cefaleia.
Objetivos de Aprendizagem
- Definir e classificar os diferentes tipos de cefaleia;
- Realizar avaliação diagnóstica das situações de cefaleia;
- Identificar os sinais de alerta ou gravidade frente a um caso de cefaleia aguda;
- Realizar o diagnóstico diferencial de cefaleia;
- Conhecer sinais de risco para os quadros de cefaleia aguda;
- Realizar o manejo inicial dos casos de cefaleia que necessitarão de remoção ao serviço de urgência ou emergência;
- Manejar ambulatorialmente os casos agudos mais comuns de cefaleia no âmbito da Atenção Básica;
- Estruturar o atendimento sequencial na Atenção Básica para os quadros de cefaleia.
Carga Horária: 30 horas
DIABETES
Ementa: Apresentação clínica das complicações agudas do diabetes; avaliação e intervenção do profissional da Aten-ção Básica; discussão e reflexão a respeito de casos relacionados ao indivíduo que apresenta condição aguda de diabetes na Unidade Básica de Saúde.
Objetivos de Aprendizagem:
- Entender o conceito dos diferentes tipos de diabetes.
- Identificar os indivíduos com maior risco de desenvolvimento de complicações agudas do diabetes.
- Diagnosticar as complicações agudas do diabetes.
- Conhecer as condutas iniciais no manejo das complicações agudas do diabetes na Unidade Básica de Saúde.
- Identificar os casos que necessitam de encaminhamento e saber como encaminhá-los adequadamente para outros serviços de saúde.
- Estruturar o atendimento sequencial na Atenção Básica para os quadros de diabetes.
Carga Horária: 30 horas
HIPERTENSÃO
Ementa: Contextualização clínica e conceito. Formas clínicas. Abordagem inicial e diagnóstico diferencial. Condutas clínicas. Medidas preventivas. Acompanhamento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivos de Aprendizagem:
- Definir o conceito de hipertensão severa.
- Caracterizar suas formas de apresentação clínica.
- Realizar o diagnóstico diferencial entre essas formas.
- Identificar com maior facilidade os casos que devem ser referenciados.
- Proceder ao manejo clínico nos ambientes de Atenção Básica à Saúde.
- Orientar os usuários a respeito das medidas preventivas.
Carga Horária: 30 horas
ASFIXIA
Ementa: Conceito de asfixia. Fatores de risco. Identificação da asfixia. Identificação dos agentes etiológicos da asfixia. Abordagem inicial dos pacientes com asfixia. Cuidados na Unidade Básica de Saúde( UBS) e na Comunidade.
Objetivos de Aprendizagem:
- Conhecer o conceito de asfixia.
- Identificar e avaliar adequadamente os pacientes em asfixia.
- Reconhecer os sinais e sintomas dos diversos tipos de asfixia.
- Reconhecer a importância da segurança nas ações a serem tomadas referente ao ambiente, à equipe e ao usuário.
- Adotar as medidas adequadas para estabilizar o paciente antes do transporte ao serviço de saúde adequado.
- Preparar a comunidade e a UBS para prevenir, identificar e manejar adequadamente os casos de asfixia.
Carga Horária: 30 horas