EaD-UFSCEventos Agudos

Módulos

 

Apresentação do Curso

Ementa: O atendimento de Eventos Agudos na Atenção Básica; o papel do profissional da Atenção Básica nos Eventos Agudos; o porquê de um curso sobre Eventos Agudos na Atenção Básica; como funciona o Curso; o papel do aluno no Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica.

Objetivos de Aprendizagem

  • Relatar qual a importância de aprender sobre o atendimento de Eventos Agudos na Atenção Básica.
  • Descrever o porquê da existência de um Curso de Capacitação em Eventos Agudos para os profissionais da Atenção Básica.
  • Reconhecer a estrutura de funcionamento do Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica.
  • Estabelecer uma organização de estudo que vise ao autodesenvolvimento.

Módulos para Dentistas

Dor de Origem Endodôntica

Ementa: Abordagem da dor de origem endodôntica. Sinais e sintomas, terapêutica local e sistêmica, encaminhamento e monitoramento das alterações pulpares: pulpite hiper-reativa, pulpite sintomática, pulpite assintomática.Sinais e sintomas, terapêutica local e sistêmica, encaminhamento e monitoramento das alterações periapicais: pericementite apical sintomática, abscesso periapical agudo e abscesso periapical crônico agudizado.

Objetivos de Aprendizagem

  • Realizar o diagnóstico e o tratamento da dor de origem endodôntica ocasionada por alterações pulpares ou periapicais.
  • Realizar encaminhamento e monitoramento adequados, e conhecer os cuidados necessários pós-Evento Agudo.

Carga Horária: 30 horas

Trauma Dental

Ementa: Conceituação do trauma dentário, etiologia, classificação, epidemiologia, semiologia, definição e execução de um plano de tratamento. Procedimentos odontológicos frente a fraturas de próteses dentárias.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Contextualizar os traumatismos dentários na perspectiva da etiologia, epidemiologia e semiologia;
  • Diagnosticar, tratar e/ou encaminhar os pacientes com trumatismos dentários.
  • Conhecer os fundamentos básicos da assistência odontológica a fraturas de próteses dentárias, entendidas como eventos agudos quando envolvem comprometimento grave de estética e função, e  proceder o devido tratamento.

Carga Horária: 30 horas

Trauma de Face

Ementa: Anatomia da face; princípios gerais das fraturas; etiologia das fraturas; fratura nasal; fratura de zigoma; fratura de terço médio da face; Le Fort I, Le Fort II, Le Fort III; fratura de órbita; fratura de mandíbula; fratura alvéolo dentário.

Objetivos de Aprendizagem

  • Revisar a epidemiologia do trauma facial e suas causas, a anatomia do arcabouço facial, bem como os princípios gerais do tratamento das fraturas;
  • Aprender a realizar a avaliação inicial do paciente com trauma de face e os procedimentos fundamentais a serem realizados;
  • Conhecer a classificação das fraturas de face;
  • Saber realizar, quando necessário, o encaminhamento dos pacientes com fratura de face aos serviços especializados.

Carga Horária: 30 horas

Dor de Origem Periodontal e de Mucosa

Ementa: Abordagem da dor de origem periodontal. Impacção alimentar. Gengivite relacionada a placa dentária. Periodontite crônica relacionada a placa dentária. Abscesso periodontal. Pericoronarite. Gengivite e periodontite ulcerativa necrosante. Gengivites descamativas.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Capacitar o profissional da Odontologia para o diagnóstico e tratamento da dor de origem odontológica.
  • Capacitar o profissional da Odontologia para o atendimento de pacientes com dor de origem periodontal.

Carga Horária: 30 horas

Módulos para Médicos e Enfermeiros

CEFALEIA

Ementa: Tipos de cefaleia. Sinais de alerta ou risco imediato para o indivíduo. Primeiro atendimento. Referência aos outros níveis de atenção da rede de atenção. Manejo dos casos agudos de cefaleia. Atendimento sequencial cefaleia.

Objetivos de Aprendizagem

  • Definir e classificar os diferentes tipos de cefaleia;
  • Realizar avaliação diagnóstica das situações de cefaleia;
  • Identificar os sinais de alerta ou gravidade frente a um caso de cefaleia aguda;
  • Realizar o diagnóstico diferencial de cefaleia;
  • Conhecer sinais de risco para os quadros de cefaleia aguda;
  • Realizar o manejo inicial dos casos de cefaleia que necessitarão de remoção ao serviço de urgência ou emergência;
  • Manejar ambulatorialmente os casos agudos mais comuns de cefaleia no âmbito da Atenção Básica;
  • Estruturar o atendimento sequencial na Atenção Básica para os quadros de cefaleia.

Carga Horária: 30 horas

DIABETES

Ementa: Apresentação clínica das complicações agudas do diabetes; avaliação e intervenção do profissional da Aten-ção Básica; discussão e reflexão a respeito de casos relacionados ao indivíduo que apresenta condição aguda de diabetes na Unidade Básica de Saúde.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Entender o conceito dos diferentes tipos de diabetes.
  • Identificar os indivíduos com maior risco de desenvolvimento de complicações agudas do diabetes.
  • Diagnosticar as complicações agudas do diabetes.
  • Conhecer as condutas iniciais no manejo das complicações agudas do diabetes na Unidade Básica de Saúde.
  • Identificar os casos que necessitam de encaminhamento e saber como encaminhá-los adequadamente para outros serviços de saúde.
  • Estruturar o atendimento sequencial na Atenção Básica para os quadros de diabetes.

Carga Horária: 30 horas

HIPERTENSÃO

Ementa: Contextualização clínica e conceito. Formas clínicas. Abordagem inicial e diagnóstico diferencial. Condutas clínicas. Medidas preventivas. Acompanhamento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos de Aprendizagem:

  • Definir o conceito de hipertensão severa.
  • Caracterizar suas formas de apresentação clínica.
  • Realizar o diagnóstico diferencial entre essas formas.
  • Identificar com maior facilidade os casos que devem ser referenciados.
  • Proceder ao manejo clínico nos ambientes de Atenção Básica à Saúde.
  • Orientar os usuários a respeito das medidas preventivas.

Carga Horária: 30 horas

ASFIXIA

Ementa: Conceito de asfixia. Fatores de risco. Identificação da asfixia. Identificação dos agentes etiológicos da asfixia. Abordagem inicial dos pacientes com asfixia. Cuidados na Unidade Básica de Saúde( UBS) e na Comunidade.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Conhecer o conceito de asfixia.
  • Identificar e avaliar adequadamente os pacientes em asfixia.
  • Reconhecer os sinais e sintomas dos diversos tipos de asfixia.
  • Reconhecer a importância da segurança nas ações a serem tomadas referente ao ambiente, à equipe e ao usuário.
  • Adotar as medidas adequadas para estabilizar o paciente antes do transporte ao serviço de saúde adequado.
  • Preparar a comunidade e a UBS para prevenir, identificar e manejar adequadamente os casos de asfixia.

Carga Horária: 30 horas