O curso de especialização Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade está organizados em três eixos, com 11 módulos, com módulo de Metodologia para Projeto de Intervenção transversal aos eixos. Conheça o nome de cada um dos eixos e o resumo dos seus respectivos módulos.
Eixo 1 – Reconhecendo o Sobrepeso e a Obesidade no Contexto da APS
Introdução ao curso: abordará a organização geral do curso, orientando o profissional sobre o seu papel no processo de aprendizagem. Apresentará a importância do tema para a saúde coletiva, sensibilizando os profissionais que participarem do curso, para o reconhecimento da necessidade de uma atuação em rede para a prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade. Trabalhará as políticas e diretrizes norteadoras do tema para atenção à saúde das pessoas com sobrepeso ou obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde, com ênfase nas orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira e outras publicações com diretrizes oficiais emanadas do Ministério da Saúde.
Alimentação e Nutrição, Saúde e Sociedade: abordará as implicações da organização da sociedade na saúde, na alimentação e nutrição e, no sobrepeso e obesidade. Deve-se apresentar a determinação social da saúde, assim como os principais determinantes da alimentação e nutrição, como uma questão relevante de saúde pública. Além disso, descrever os principais conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), sua inserção no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Deve-se abordar os componentes do SISAN, sua organização, bem como a articulação intersetorial, a participação social e a articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecer a organização da atenção nutricional na Atenção Primária e identificar possibilidades para promoção da alimentação saudável, por meio da autonomia da escolha de alimentos saudáveis, com ênfase nas orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Epidemiologia Nutricional: abordará os principais aspectos da epidemiologia para o diagnóstico alimentar e nutricional de indivíduos e de coletividades, considerando-se a atuação multiprofissional e intersetorial na Atenção Primária à Saúde. Para o reconhecimento da temática, serão abordados no módulo o processo de transição demográfica e epidemiológica, a transição nutricional e a epidemiologia do sobrepeso e obesidade. Também os principais índices e instrumentos de avaliação do estado nutricional e alimentar da população. Será abordado o entendimento ampliado de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) e o uso de informações para orientar o cuidado individual e o planejamento de ações na coletividade. Será apresentado o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), ferramenta da saúde para registro das informações sobre o estado nutricional (antropometria e consumo alimentar) e monitoramento da evolução do cuidado de pessoas obesas, nas diferentes fases do curso da vida, atendidas na APS.
Eixo 2 – Ações para Abordagem do Sobrepeso e da Obesidade na APS
Planejamento e organização da atenção nutricional na Atenção Primária à Saúde: Abordará o Planejamento em Saúde como uma estratégia para a prevenção e controle do sobrepeso e obesidade na Atenção Primária. Deve-se reconhecer os processos relacionados à gestão em saúde, alimentação e nutrição, nas diferentes abordagens (individual, familiar e comunitária), bem como ações de atenção e cuidado nutricional nos diferentes níveis de atenção à saúde. Para compreender as especificidades do processo de trabalho, deve-se apresentar os processos de trabalho intersetorial e multidisciplinar, atribuições das equipes de saúde, assim como as ferramentas tecnológicas disponíveis na Atenção Primária, visando ao desenvolvimento de ações de alimentação e nutrição a serem desenvolvidas pela equipes multiprofissionais da APS, contribuindo para o direcionamento do processo de trabalho na prevenção e controle do sobrepeso e obesidade na Atenção Primária.
Ações intersetoriais para a prevenção e controle do sobrepeso e obesidade no território: Este módulo abordará a importância da articulação intersetorial no campo da saúde, com ênfase na Rede de Atenção à Saúde. Serão trabalhadas ferramentas para ações intersetoriais de promoção da alimentação e de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade. Além disso, será apresentada a relação do ambiente com aspectos de comportamentos associados aos alimentos e à alimentação e atividade física e seu impacto no sobrepeso e obesidade. Será enfatizada a relevância dos ambientes saudáveis para a promoção de saúde e da alimentação adequada e saudável. Serão apresentadas as ações da saúde para prevenção e controle do sobrepeso e obesidade que podem ser desenvolvidas pelo setor saúde, de forma articulada com outros setores como Educação, Assistência Social, SAN, e Esporte e Cultura por meio de experiências exitosas. Serão apresentadas iniciativas da sociedade civil para promoção de ambientes saudáveis no território , bem como a importância de sua atuação nos conselhos de políticas pública, para promoção da alimentação adequada e saudável no território.
Ações Coletivas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na prevenção e Controle do Sobrepeso e obesidade na APS: Este módulo trabalhará ferramentas de abordagem coletiva para ações em saúde com enfoque na alimentação e nutrição, atividade física e mudança comportamental, visando a promoção da alimentação adequada e saudável, e a prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade. Além disso, abordará técnicas de trabalho em grupo para fomento da promoção da alimentação saudável na APS. Organização e proposição de atividades coletivas na APS para pessoas com sobrepeso e obesidade, a partir da estratificação de riscos por níveis, conforme o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). Serão apresentadas metodologias para ações coletivas, por meio de Grupos Terapêuticos, para prevenção e controle do sobrepeso e obesidade âmbito da APS.
Abordagem individual para a prevenção e controle do sobrepeso e obesidade na APS: Este módulo abordará ações multiprofissionais para promoção de hábitos de vida saudáveis, bem como estratégias para promoção de alimentação adequada e saudável e práticas de atividade física na atenção à pessoas com sobrepeso e obesidade e principais doenças associadas (HAS, DM, doenças osteomusculares). Também serão trabalhadas estratégias práticas para prevenção do sobrepeso e obesidade, por meio de abordagens para mudança de comportamentos e empoderamento das pessoas. Serão apresentadas possibilidades de implementação das práticas integrativas e complementares no âmbito da Atenção Primária à Saúde para intervenção sobre a problemática. Serão trabalhadas as peculiaridades do cuidado longitudinal da pessoa com sobrepeso e obesidade na Atenção Primária à Saúde, bem como a sua articulação com a Atenção Especializada, com ênfase no cuidado centrado na pessoa e a atuação multiprofissional. Por fim, serão abordadas as interfaces e funções da Atenção Primária à Saúde (APS), no acompanhamento pré e pós cirúrgico, de pessoas com obesidade que realizaram cirurgia bariátrica.
Eixo 3 – Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade nas Fases do Curso da Vida
Sobrepeso e Obesidade em Crianças e Adolescentes: Este módulo abordará o panorama do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, seus aspectos sociais e epidemiológicos, os fatores determinantes da alimentação e nutrição envolvidos no sobrepeso e obesidade. Tratará dos principais programas e ações de alimentação e nutrição voltadas às crianças e adolescentes, no âmbito do setor saúde. Serão apresentadas as especificidades para estas fases do ciclo de vida, tais como as dificuldades alimentares, influência da mídia e publicidades voltadas ao público infantil e adolescente, comportamento sedentário, transtornos alimentares e dietas da moda na adolescência, dentre outras especificidades importantes associados ao sobrepeso e obesidade. No módulo, deve-se também, apresentar os critérios de avaliação e diagnóstico nutricional para crianças e adolescentes, assim como abordar as principais recomendações alimentares e comportamentais para controle e prevenção do sobrepeso e obesidade na Atenção Primária à Saúde.
Sobrepeso e Obesidade em Adultos: Este módulo abordará o panorama do sobrepeso e obesidade em adultos, seus aspectos epidemiológico e sociais, fatores determinantes e impactos à saúde e à economia. Tratará das principais políticas de controle e prevenção do sobrepeso e obesidade. Apresentará as especificidades que impactam seu estado nutricional e de saúde, assim como as ferramentas e critérios de avaliação e diagnóstico nutricional para mulheres e homens adultos. Finalmente, abordará as principais recomendações para controle e prevenção do sobrepeso e obesidade na Atenção Primária à Saúde, com base no Guia Alimentar da População Brasileira e a Dieta Cardioprotetora.
Sobrepeso e Obesidade em Idosos: Este módulo abordará o panorama do sobrepeso e obesidade na população idosa, seus aspectos sociais e epidemiológicos, fatores determinantes e impactos do excesso de peso na saúde da população e na economia nacional. Também serão apresentados os principais programas e ações de saúde para o controle e prevenção do sobrepeso e obesidade. As especificidades de alimentação e nutrição dessa fase do curso da vida também serão tratadas aqui, bem como as ferramentas e critérios de avaliação e diagnóstico nutricional usados na APS. Por fim, serão abordadas as principais recomendações para controle e prevenção do sobrepeso e obesidade entre idosos, com e sem morbidades associadas.
Módulo transversal
Metodologia para Projeto de Intervenção: Este módulo abordará os fundamentos éticos, metodológicos e normativos que contribuem com a valorização do objeto de estudo e elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), indispensáveis para sua atividade acadêmica. Apresentará aspectos introdutórios sobre a pesquisa e conhecimento científico. Além disso, trabalhará os conceitos e usos do plano de intervenção, modalidade escolhida por este curso de especialização como trabalho de conclusão de curso para você possa refletir sobre a temática, bem como identificar as etapas necessárias para a construção de um plano de intervenção.