EaD-UFSCGestão da Assistência Farmacêutica

Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização a Distância

18 de agosto de 2010 ·

A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Departamento de Ciências Farmacêuticas, está elaborando, em conjunto com o Ministério da Saúde, o curso de Especialização de Gestão da Assistência Farmacêutica – EAD: uma proposta em rede para a qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS.

A proposta deste curso de especialização tem como sustentação a avaliação pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos – DAF/SCT e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde SGETS/MS da necessidade de ampliar a qualificação dos farmacêuticos em todo o Brasil para a gestão e desenvolvimento de assistência farmacêutica nos serviços públicos de saúde e se materializa pelo financiamento do projeto do Curso pelo Ministério da Saúde. Este projeto integra o Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial do SUS – PNDG e a Universidade Aberta do SUS – UnaSUS.

O objetivo

O objetivo do curso é especializar 2.000 farmacêuticos, atuantes no serviço público de saúde, em Gestão da Assistência Farmacêutica, visando qualificar a organização da assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde e contribuir para garantia do acesso e uso racional de medicamentos em nosso país.

O público alvo

O público alvo do curso se constitui de profissionais farmacêuticos, lotados em serviços de saúde direcionados à assistência farmacêutica, preferencialmente, do quadro efetivo, nos níveis municipal, estadual, distrito federal e federal.

O edital

O curso será ofertado em edital único em 2010, com cronogramas diferentes para cada turma (nordeste, norte/centro-oeste, sul e sudeste).

Veja a distribuição das vagas por região

O conteúdo

Conheça os módulos que serão ofertados:

1. Introdução ao curso
  2. Medicamento como insumo para a saúde
  3. Políticas de saúde e acesso a medicamentos
  4. Serviços farmacêuticos
  5. Gestão da Assistência Farmacêutica
  6. Conteúdos optativos
  7. Trabalho de Conclusão de Curso

Os conteúdos de gestão, avaliação e planejamento serão inseridos, de maneira transversal, ao longo do Curso.

A carga horária

A carga horária total de oferta de disciplinas é de 480 horas, sendo 420 horas obrigatórias e 60 horas disciplinas optativas. A carga mínima para integralização do curso é de 450 horas.

Categoria: Sem categoria